O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) é uma banca conhecida e temida pelos estudantes que almejam uma vaga em órgãos públicos. Ela é famosa por adotar um sistema de provas diferente das outras bancas. Ao invés de usar a modalidade de múltipla escolha, a organizadora aplica provas de Certo ou Errado.

A intenção é selecionar os candidatos com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu. Suas questões exigem raciocínio, entendimento da matéria e cobram mais do que apenas a decoreba.

Questões da banca Cespe

Com questões interdisciplinares e enunciados longos, a banca usa a ansiedade e a falta de atenção do candidato contra ele mesmo. Ou seja, esse modelo de prova é perfeito para eliminar candidatos despreparados e também para dificultar o “chute”.

Como a duração da prova é apertada para o número de questões, os candidatos menos preparados para administrar o tempo não leem o enunciado com atenção e são levados ao erro por não perceberem uma pegadinha na questão. Por isso, é fundamental que você aprenda a controlar a ansiedade, para que ela não atrapalhe seu objetivo.

O sistema de pontuação CESPE

Além da prova ser de Certo ou Errado a banca utiliza um sistema de pontuação peculiar, segundo o qual marcar uma resposta errada faz com que o candidato perca um ponto. Na prática, isso quer dizer que um candidato pode tirar zero no saldo, mesmo acertando metade da prova objetiva.

Esse sistema favorece quem estudou e tem certeza das respostas que está assinalando. Quando o candidato não está certo da resposta, o ideal é deixar o gabarito em branco, situação em que a questão é anulada e nenhum ponto é somado ou subtraído.

Como estudar para uma prova da banca Cespe

Como a CESPE é uma banca tradicional e responsável pela organização de muitos concursos, os candidatos podem estudar, para cargos de mesmo nível, por meio de questões de concursos anteriores. As perguntas de concursos de nível superior da CESPE costumam ter um nível similar de complexidade.

 

Se você quer receber os resumos dos editais perfeitos para o seu perfil, conheça o Alerta de Vagas.

Escreva um comentário