O preparo para prestar concurso público exige muito esforço e dedicação. São horas e horas de planejamento e estudos para chegar à aprovação. Porém, nem todos os concurseiros têm condições de se dedicar apenas às matérias. Muitos precisam conciliar a rotina de livros com trabalho de carteira assinada ou mesmo com trabalhos freelancer.

Esta condição, realidade de muitos concurseiros, não limita a aprovação. Muito pelo contrário. Grande parte dos estudantes que alcançam a tão sonhada vaga tinham outras ocupações além dos estudos. Há, porém, algumas indicações, para auxiliar estes concurseiros a se organizarem e a chegarem ao nível de estudantes de alto desempenho.

Veja abaixo algumas indicações da equipe do Convocações:

Como conciliar trabalho e estudo para concursos

Tenha foco

Ter foco e objetivo é essencial para conciliar trabalho e estudo. O estudante precisa ter em mente o seu objetivo, e isso precisa ser renovado constantemente, para que a motivação não se perca.

É importante ter foco em um concurso ou em um cargo específico, para facilitar a organização e o planejamento, otimizando os estudos.

 

Horas de estudo

Este é um dos maiores desafios dos estudantes que trabalham fora. Quantas horas se dedicar ao estudo.

A indicação do Coach de concursos Alessandro Marques é manter o nível de 30h de estudos semanais. Claro que isso é o ideal, e deve ser adequado à rotina de cada um. O estudante precisa ter em mente o quanto realmente pode se dedicar aos estudos, para não estipular uma meta muito acima do que é possível e gerar frustração. Se você não conseguir, durante a semana, estudar o número suficiente de horas, aumente seu empenho aos finais de semana, para compensar.

 

Invista em um bom planejamento

Sem planejamento, fica difícil incluir o estudo na rotina. Como você já tem em mente o concurso que deseja e as horas que têm disponíveis para a preparação, aprimore sua estratégia. Uma sugestão é procurar um Coach de Concursos, que vai identificar as suas necessidades e, de acordo com seus objetivos e possibilidades, vai ajudar você a distribuir as matérias ao longo da semana.

Há cursos online que auxiliam a fazer isso, como o Curso de Planejamento de Estudo, do Coach de Concursos.

Veja aqui Dicas para organizar o planejamento de estudos durante a semana

 

Evite distrações

O tempo de estudo, assim como de trabalho, é sagrado. Aproveite ao máximo.

Se você estudar em casa, deixe claro para os outros moradores que seu tempo está reservado e que você não está disponível para tarefas domésticas. Se estudar em outro ambiente, certifique-se de que isso não está reduzindo seu desempenho.

Vale também eliminar os sabotadores: desligue a internet do celular ou desabilite as notificações dos aplicativos, como e-mail, Whatsapp e redes sociais. Pesquisas indicam que uma pessoa demora 64 segundos para recuperar a atenção após ser interrompida por um e-mail. Já pensou no final do dia, quanto tempo você perde com distrações?

Estipule horários para checar as notificações e tenha foco total nos estudos!

 

Aproveite todo o tempo disponível

Sabe aquele tempo considerado “morto”? Para o concurseiro, ele faz toda a diferença! Para otimizar o tempo, aproveite ao máximo as brechas. Durante viagens ou deslocamentos diários, escute podcasts ou vídeos focados nas matérias que você está estudando.

Vale também se informar com o noticiário, para estar afiado em provas de conhecimentos gerais.

Há diversos aplicativos disponíveis que podem ajudar nesta tarefa. Veja neste link 5 aplicativos que todo concurseiro deveria ter.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Além dos aplicativos, há diversas outras ferramentas que evitam a perda de tempo. O Alerta de Vagas, por exemplo, é uma ferramenta de inteligência artificial que faz o mapeamento automático das vagas abertas em todo o Brasil. Com base no seu perfil, ela envia para o seu e-mail os resumos dos editais perfeitos para você. Além disso, o sistema notifica caso haja alguma alteração no certame. Tudo em tempo real, evitando horas de procura.

Já pensou quanto tempo você vai economizar sem ter que procurar vagas de concursos e recebendo todas as notificações dos editais?

Saiba mais informações aqui.

 

Use sua situação a seu favor

Se você não está 100% dedicado aos estudos, use isso a seu favor!

Muitas vezes, aqueles estudantes que se dedicam apenas ao estudo têm mais pressão pela aprovação. Equilíbrio emocional é fator determinante na hora da prova.

Além disso, há situações em que a experiência profissional pode até mesmo auxiliar o estudante nas provas. É o caso de advogados que atuam em uma área relacionada ao concurso que querem prestar, por exemplo.

 

Escreva um comentário