Aprender como efetuar o melhor planejamento dos seus estudos é a chave para conseguir a sua tão sonhada aprovação. Isso não poderia ser diferente, afinal quando você realiza um estudo direcionado e com foco, as suas chances de aprender aumentam de maneira considerável. 

No entanto, ainda existem concurseiros que ignoram a etapa de planejamento dos estudos. Como consequência, eles perdem tempo em horas de estudo sem rendimento e ainda sofrem a decepção de não serem aprovados. 

Para evitar que isso aconteça com você, selecionamos as melhores dicas de como realizar um planejamento de estudos eficiente. 

Escolha o concurso público ideal

O primeiro passo para saber como efetuar o melhor planejamento dos seus estudos é escolher o concurso público ideal para você e ler com atenção o seu edital. 

Para tanto, acompanhe quais são os concursos que estão com inscrições abertas e os previstos para a sua área de atuação. 

Depois disso, veja quais são os assuntos que caem com frequência na prova para construir a sua própria lista de conteúdo.

Defina um tempo de estudo

Um dos principais erros cometidos por quem deseja elaborar um planejamento de estudo efetivo é não definir um tempo de estudo real, ou seja, que pode ser seguido.

Para não cometer esse erro e prejudicar a eficácia do seu planejamento, é preciso que você pense bem no seu dia e defina um tempo específico para começar e terminar os seus estudos.

Depois, coloque uma meta diária inferior a quantidade de horas disponíveis para assegurar que o seu planejamento será realizado, mesmo com os intervalos de descanso.

Separe as matérias a serem estudadas

Já sabe qual concurso irá concorrer e o tempo dedicado aos estudos? Ótimo! Chegou o momento de dar o seguinte passo em como efetuar o melhor planejamento dos seus estudos.

A dica aqui é que você adicione ou elimine os conteúdos com base na dificuldade, importância e tamanho de cada um deles.

Segundo especialistas, o recomendado é estudar no máximo 7 matérias simultâneas. Contudo, elas devem ser organizadas de forma que você possa ver o conteúdo de cada uma por no mínimo 4 horas por semana.

Divida bem o seu tempo

De maneira geral, existem dois métodos altamente efetivos para dividir bem o tempo de estudos, são elas:

  • Por semana: aqui são consideradas as horas específicas de estudo para cada matéria;
  • Por ciclos: neste caso, são atribuídas metas de conteúdo e de absorção.

A divisão de tempo por semana é ideal para quem tem a rotina mais regular, pois você pode estudar seguindo o planejamento.

Por outro lado, a divisão por ciclos é recomendada para aquelas pessoas que não tem um horário específico para estudar e se comprometem com atingir a meta pré-definida.

Defina a forma de estudar

Outra etapa importante do processo de como efetuar o melhor planejamento dos seus estudos é definir a forma como você irá estudar. Nesse momento, é preciso organizar quando serão assistidas vídeo-aulas, leituras e realização de simulados. 

Uma dica bacana é manter uma sequência lógica de aprendizado, como por exemplo, estudar o conteúdo, fazer resumos e depois simulados sobre uma determinada disciplina. Isso fará com que você consiga absorver mais conhecimento e diminuir os seus erros no dia da prova. 

Estabeleça métricas para avaliação

Por fim, defina as métricas para avaliação do seu desenvolvimento para analisar como está a sua evolução nos estudos para concurso.

Para tanto, crie um método que permita que você avalie o seu crescimento. Ela precisa estar baseada em três pontos fundamentais:

  • quantidade de acertos em questões;
  • metas de horas de estudo atingidas;
  • quantidade de conteúdos estudados.

Agora que você aprendeu todas as dicas de como efetuar o melhor planejamento dos seus estudos, não perca mais tempo e coloque todos eles em prática. Dessa maneira, será possível ter um aprendizado focado e que sem dúvida, irá aumentar suas chances de aprovação. 

Apenas para relembrar, comece escolhendo o concurso público ideal para você. Em seguida, estabeleça uma nova rotina de estudos, reserve as matérias que precisam ser aprendidas e os métodos que você irá utilizar. 

Reservar algumas horas para cumprir esses passos, pode ser a diferença que você necessita para melhorar o seu desempenho.

Escreva um comentário