Você já sentiu aquela vontade de mudar, de fazer alguma coisa que realmente melhore sua vida e acabe com seus problemas e que tiram o seu sono?

São as situações do seu dia a dia que lhe mostram cada vez mais que algo precisa ser feito.

Você sabe que não merece receber ordens de um chefe que não respeita você, que não valoriza o que você faz pela empresa dele e que, por mais que se esforce, ele pode pedir sua demissão a qualquer momento.

Você sabe que não merece trabalhar tanto e por tantas horas abrindo mão da sua família, seus filhos e seus amigos.

E que também não merece ficar preso em um trabalho cujo salário mal dá para pagar as contas no fim do mês, muito menos realizar seus sonhos: continuar sua formação numa boa universidade, ter um bom carro, viver em uma boa casa, de viajar ou até mesmo fazer coisas simples como poder ir num bom restaurante ou comprar aquela roupa que você viu na vitrine e gostou.

Depois de muito pensar, você encontra a solução: fazer um concurso público.

E então, começa a fazer o maior número de concursos que aparece, porque é como as pessoas dizem:

“Quanto mais concurso você faz, aumenta sua chance de passar.”

“É só se manter na fila e continuar estudando que chegará sua hora de ser convocado.”

E assim começa sua vida de concurseiro.

Com a esperança de que a solução dos seus problemas esteja no próximo concurso, você acaba se inscrevendo em cada novo edital, porque cada um é uma nova “oportunidade”.

Mesmo não conseguindo se organizar bem e ter tempo para estudar, você não quer deixar passar esta “oportunidade” e fica torcendo para terem poucos inscritos.

Depois de muito sacrifício e de investir seu tempo e seu dinheiro em cursinhos, livros, apostilas, você não consegue ser aprovado. O que era para ser um sonho realizado acaba virando um pesadelo.

Assim, você começa duvidar da sua capacidade e vêm então alguns pensamentos:

“Talvez concurso não seja pra mim.”
“Passar é muito difícil para quem trabalha.”
“Não tenho chance porque nunca fui bom aluno e não tenho tempo para estudar.

Então você pensa em desistir de estudar. Mas, mesmo que você tente deixar pra lá, aquela voz na sua cabeça diz que você tem que fazer alguma coisa.

Assim, você continua procurando uma maneira de resolver sua situação de uma vez por todas.

Mas, será que vale a pena seguir fazendo concurso?

E se, durante essa busca, você descobrisse que:

Você pode SIM mudar de vida, realizar seus sonhos e ser CONVOCADO para um cargo público.

Você sente que algo impede você de ter o resultado que você tanto deseja?

O que você precisa perceber para escolher o edital de concurso certo para você é que, entre os concurseiros, existe um problema crucial, A FALTA DE FOCO.

O desejo de passar em um concurso é tão grande que muitos acabam fazendo muitas provas diferentes ao longo do ano.

Acabam influenciados pela mídia que fica bombardeando notícias sobre concursos e cursinhos, fazendo parecer que só sendo louco para deixar passar esta grande “oportunidade”, com tantas vagas, com excelente remuneração. Muitos acabem seguindo a onda e tentando a sorte.

Sem ter uma área definida, acabam estudando superficialmente muitas matérias diferentes, que dificilmente serão aproveitadas no próximo concurso que serão induzidos a se inscrever.

E a cada novo edital lançado, um novo ciclo de “preparação, estresse, ansiedade e decepção” se completa, minando a confiança e motivação de continuar.

Mas isso não precisa ser assim!

Você precisa assumir o controle dessa situação e a melhor maneira de fazer isso é definindo o SEU objetivo.

Se você ainda não sabe em que concurso você quer passar, em qual cargo quer trabalhar, continuará sendo “concurseiro” por um bom tempo.

Mas você quer ser CONVOCADO, e aproveitar as vantagens do cargo público: segurança, estabilidade, horários fixos, boas férias e feriados, boa remuneração.

Isso você já sabe que quer. Só falta definir ONDE encontrará tudo isso.

Por melhor que possam parecer as notícias da mídia, nem todo edital publicado pode ser uma boa alternativa para você. Será que vale a pena começar a estudar do zero matérias desconhecidas para um cargo que não tem nada a ver com você ou seria melhor continuar se aprofundando nas matérias para aquele cargo que você realmente quer?

Como escolher o edital certo para você

Para poder definir seu objetivo, você precisa parar e pensar:

O que estarei fazendo daqui a 5 anos?

Que tipo de trabalho eu estarei fazendo?

De todos os cargos públicos que conheço, qual área tem mais a ver comigo?

Essas perguntas podem ser determinantes para alcançar sua convocação.

Por que saber disso é importante? Estudos mostram que nosso cérebro só entende um linguagem clara e específica. Quanto mais certeza você tiver do que quer, mais chances você terá de conseguir.

Mas não adianta escolher o cargo só pelo salário. Dificilmente seu consciente e seu inconsciente vão se empenhar por algo que você tem medo, que não gosta ou que não tem certeza de que realmente quer, mesmo que pague um excelente salário.

Portanto, ao escolher uma meta, você precisa analisar tudo que envolve esse seu objetivo, todo o ambiente que envolve, como o estilo de vida que você terá com ele realizado.

Especialistas afirmam que ter uma meta bem detalhada representa 80% do trabalho para conquistar o objetivo desejado. Para escolher uma meta você deve escrever no papel de forma clara, específica, mensurável e com data certa para ser realizada:

Qual concurso você quer passar; Por que você escolheu essa área; Como alcançar esse objetivo ajudará você; Quais os benefícios que essa conquista lhe trará.

Escolha sua meta e mantenha fiel a ela. Você verá que as coisas se encaixarão naturalmente.

Agora é com você! Complete a frase:

Quero ser concursado do ………………………….. no cargo de ……………………………., a partir do ano ………………………, para isso preciso de ……………………………………………………… e ………………………………………..

Saberei que estou conseguindo através de ……………………………………………………. e ………………………………………., e caso surja algum imprevisto farei …………………………………. e …………………………………………… até conseguir ser ……………………………………………………

Imagine você conquistando seu objetivo e toda sua felicidade desse grande momento. E então trabalhe a cada dia para dar um novo passo, fiel à sua escolha.

Se você gostou deste artigo e acredita que pode ajudar um amigo, compartilhe nas redes sociais.

Lembre-se também de se inscrever na nossa lista de email para ser o primeiro a saber das novidade do Portal Convocações.

Escolher o concurso é apenas o começo da sua jornada até a sua convocação.

Você pode ter o apoio de um especialista da nossa equipe na sua escolha ou ter o serviço de alerta de concurso para o cargo que você deseja.

Escreva um comentário