Não tem como discutir, a maioria dos concurseiros não sabe como estudar para concurso! Muitas pessoas querem passar em um concurso e não querem esperar 2 anos para conseguir aprender todo o conteúdo. E o pior é que elas não podem ficar 2 anos esperando para assumir a tão sonhada vaga…

A maioria dessas pessoas tem dedicado horas e horas estudando, e sentem que não estão aprendendo nada.

Isso acontece porque esses concurseiros estão estudando de forma desorganizada e  vão ficando cada vez mais frustrados com seus resultados.

Na verdade, eles não estão obtendo nenhum resultado com seus estudos.

Porém, existem maneiras de estudar que geram resultados sim! O seu cérebro aprende colocando o que você estudou em prática, por isso é importante sempre que aprender algo, PRATICAR.

Nesse artigo eu quero te ensinar como estudar para concurso de forma que você consiga aprender de verdade o conteúdo. Assim seu cérebro vai armazenar a informação que você precisa saber no dia da prova, ou seja, consolidar na memória.

Como evitar perder tempo estudando da maneira errada?

Sabe por que as pessoas demoram tanto para aprender um conteúdo?

Simples. Elas ficam tentando decorar palavras ou frases ao invés de treinar situações específicas.

Você já parou pra pensar que o conteúdo que está sendo cobrado na prova está lá por um motivo? E esse motivo é porque você vai precisar daquilo  em situações do dia-a-dia do cargo que você estará assumindo!

Memorizar faz parte do aprender, mas usar técnicas de memorização não se resume a decorar as matérias.

Muito cuidado ao investir seu tempo estudando, principalmente se você estiver usando a técnica errada. A melhor maneira de saber se você está estudando do jeito certo é respondendo a seguinte pergunta:

Por que estou estudando para concurso?

Muitos concurseiros cometem o erro de começar a estudar sem saber a resposta para essa pergunta. E a primeira coisa que você deve fazer é organizar o seu mindset.

Mindset é como a nossa mente está organizada, como o nosso cérebro encara as situações que vivemos todos os dias. Tudo começa no seu pensamento e na forma como você trabalha seu mindset. Se você mentaliza que vai passar em um concurso, de uma forma ou de outra, você será aprovado. Por outro lado, se você mentaliza que não conseguirá, então você vai mesmo fracassar.

Nós estudamos para concurso para para solucionar algum problema… Você não está estudando simplesmente porque quer ser aprovado em um concurso. Você está estudando para ter estabilidade e por todos os benefícios que passar nesse concurso trarão para sua vida.

O que existe por trás dessa pergunta e da sua resposta? Você está estudando para assumir Aquele Cargo, e conquistar A Tranquilidade que ocupar essa posição pode te trazer. Então, não diga que você faz concurso para passar na prova!

Direcione seu mindset para essa resposta e você estará muito mais perto de conseguir alcançar essa meta. Motivação é o melhor remédio para memória. É importante disciplinar a mente para focar nos pensamentos certos e estar condicionado positivamente.

Quando você tem uma resposta para perguntas simples como essa, você evita de se desanimar ou se desmotivar.

Se você quer transformar seu tempo em conhecimento, você vai precisar de um método válido. E aqui está o passo-a-passo para transformar, a partir de agora, seus estudos em aprendizado:

[inicio-resumo]

Índice:

Passo 1 – Criar hábitos de estudos.
Passo 2 – Quanto menos distrações, mais concentração.
Passo 3 – Utilize técnicas de memorização.
Passo 4 – Invista no seu aprendizado.

[fim-resumo]

Passo 1 – Criar hábitos de estudos.

O aprendizado é construído aos poucos. Para que você possa aprender de verdade é importante que você esteja constantemente estudando e aprendendo cada vez mais. E como você faz isso? Estudando todos os dias.

O nosso cérebro é formado por 100 bilhões de neurônios e aproximadamente 40 mil sinapses. Cada vez que você estuda, suas sinapses e seus neurônios se transformam. Mas sem praticar você pode esquecer tudo que estudou em horas.

Para melhorar seus estudos e fortalecer seus neurônios é preciso exercitá-los todos os dias e a melhor forma de fazer isso é criando hábitos de estudo.

Ao se tornar um “concurseiro”, você precisa ter uma rotina de estudos bem definida e ela pode se tornar desgastante. Você também vai ter que abrir mão de muitos momentos de lazer, como folgas, viagens, férias e festas para conquistar seu objetivo.

Poucas pessoas conseguem manter a motivação e persistência com uma rotina tão cansativa, e é por isso que você deve ter um objetivo bem definido mentalmente, como eu disse ali em cima.

E para ajudar você a organizar uma boa rotina de estudos, eu listei abaixo algumas dicas, que podem fazer toda a diferença na hora de otimizar sua produtividade e melhorar seu aprendizado.

  1. Defina horários exatos para dormir, acordar, trabalhar e estudar.
  2. Organize seus materiais de estudo.
  3. Tenha um planejamento e um ciclo de estudos definido.
  4. Organize seu ambiente de estudo.
  5. Reserve momentos para si mesmo e para descanso.
  6. Alimente-se de forma saudável.
  7. Tire um tempo para se exercitar.

Uma rotina organizada faz o seu cérebro trabalhar com mais energia, e com menos ansiedade. O stress começa a diminuir, afinal você já tem tudo definido, e assim nenhuma preocupação vai atrapalhar sua mente.

 

Passo 2 – Quanto menos distrações, mais concentração.

Nosso cérebro é estimulado por vários sentidos e a visão é um dos mais importantes. Por isso a organização é tão importante. Caso seu material, seus horários e seu ambiente de estudo não estejam organizados, é muito provável que você irá perder o foco e desviar a atenção dos estudos facilmente.

Sua concentração dependerá da sua organização, e se você não organizar sua rotina conforme eu expliquei no passo anterior, sua concentração será quase nula.

Pessoas desorganizadas são mais esquecidas, por isso, busque ser o mais organizado o possível em relação a sua rotina de estudos. Assim o seu foco vai se tornar o mais restrito possível nos estudos para o concurso.

As distrações do seu dia a dia podem ser tanto internas quanto externas. Você pode estar se distraindo com situações externas, como seu celular ou algum barulho, ou com situações internas, como o medo e a ansiedade.

Aquela vontade de dar uma conferida nas mensagens do celular ou de levantar e abrir a geladeira, só pra dar uma olhadinha, são as principais formas de sabotar seus estudos.

Você pode trabalhar as situações internas com as dicas que eu dei acima. Você deve mudar seu mindset, direcionando sua mente e seus esforços para o seu objetivo final.. Que é passar no concurso para atingir a estabilidade e alcançar todos os benefícios de uma carreira pública.

Em relação às situações externas, caso as tentações sejam mais fortes do que você, tome as devidas providências. Desligue o celular, saia dos grupos de Whatsapp, e encontre um bom ambiente de estudos – limpo, organizado, bem iluminado e silencioso – com o mínimo de distrações possível.

Leia também:

 

Passo 3 – Utilize técnicas de memorização.

Com a concentração fortalecida, é hora de melhorar a sua memorização. A memória com foco em aprendizagem é estratégica, o cérebro armazena o que é importante, e separa os assuntos na mente para que sejam recuperados sempre que necessários, posteriormente.

Para ir bem nas provas de concursos, que contam com um conteúdo programático extenso é preciso mais do que memorizar: você deve ser preciso.

Para armazenar as informações estudadas você precisa estar concentrado durante as leituras, depois você deve praticar o que estudou fazendo exercícios e por fim, é preciso reforçar a informação através da revisão.

Se a informação for armazenada corretamente no cérebro e você sempre praticar e revisar, cada vez que você estudar terá mais facilidade em recuperar essa informação, e com o tempo esse processo vai ficando ainda mais fácil.

Por isso, usar técnicas de memorização pode trazer muito mais qualidade aos seus estudos e na sua capacidade de absorver os conteúdos e resolver as questões das provas, com agilidade e eficiência.

Lembrando que memorizar e decorar são muito diferentes, enquanto o primeiro se refere a guardar sistematicamente palavras e frases na memória, o segundo faz você aprender de verdade os conteúdos.

 

Passo 4 – Invista no seu aprendizado.

Uma vez que você tenha desenvolvido um hábito de estudos, esteja com tudo organizado, consiga se concentrar e memorizar os conteúdos é hora de otimizar seu aprendizado.

Você deve investir em conhecer técnicas de aprendizado que irão facilitar sua leitura e acelerar sua compreensão das aulas.

A diferença entre a aprovação e a lamentação de não ter passado, pode estar em uma única questão que você não conseguiu acessar na memória . A sua aprovação fica bem mais realista, quando você tem, de fato, o conteúdo que estudou, gravado na mente.

O Professor Renato Alves é o primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Ele é autor de um método patenteado de memorização, que ganhou reconhecimento nacional e está presente em mais de 100 países.

Em seu site ele oferece o Curso de Estudo e Memorização – a chave da sua aprovação, que irá ensinar exatamente todos os processos de como estudar para concursos. Você vai aprender a estudar de forma que o conteúdo fique realmente gravado na sua memória e que esteja disponível em sua mente na hora da prova. Você ainda vai conhecer técnicas para ler mais rápido e para assistir aulas sem precisar fazer anotações.

Caso você esteja disposto a ser aprovado em um concurso público, terá de fazer algum investimento no seu sonho. Investir na compra de materiais e cursos de qualidade fazem uma grande diferença no seu nível de aprendizado.

Se você fizer sua aplicação agora, é sua grande oportunidade de ganhar os bônus exclusivos que apenas o Convocações Online oferece.

Saiba mais: www.renatoalves.com.br

 

Conclusão:

01 – O seu cérebro só aprende de verdade quando você estuda da maneira correta
02 – Muitas pessoas estão perdendo tempo e dinheiro com técnicas erradas de estudo
03 – Você precisa saber o porque você está estudando para concursos
04 – Crie uma rotina organizada para eliminar as preocupações e a ansiedade.
05 – Busque ser o mais organizado o possível eliminando as distrações, para que seu foco seja exclusivo aos estudos.
06 – Use técnicas de memorização para ter mais qualidade nos seus estudos e na sua capacidade de absorver os conteúdos
07 – Se você quer se tornar um Especialista em gravar conteúdos na sua memória e ter mais eficiência nos seus estudos.. Faça sua aplicação no Curso de Estudo e Memorização