Está confirmada a realização do Concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal. A confirmação do certame foi publicada pelo Comitê de Políticas de Pessoal da Câmara de Governança do Distrito Federal, no Diário Oficial do DF do dia 1º de agosto de 2018. A portaria autoriza a realização de concurso público para 300 cargos de Escrivão de Polícia.

Além destas vagas, também é aguardada a autorização de concurso público para o cargo de Agente de Polícia. A corporação conseguiu a liberação necessária para a realização de novo concurso, já que o Tribunal de Contas Distrital determinou a convocação dos candidatos excedentes que já estão aprovados pelo último certame.

A instituição é vinculada ao Governador do Distrito Federal, mas mantida e organizada pela União, conforme determina o inciso XIV, artigo 21, da Constituição Federal. Sua principal atribuição é dar efetividade às decisões judiciais relacionadas à investigação criminal, assim como apurar as infrações penais e a sua autoria por meio da investigação policial.

 

Veja abaixo mais informações sobre o concurso:

 

1 – Por que está previsto um novo Concurso Polícia Civil DF em 2018

Os últimos concursos realizados pela instituição foram em 2013. Na época, foram abertas 300 vagas para o cargo de Agente de Polícia, sendo 285 vagas para a ampla concorrência e 15 vagas reservadas para pessoas com deficiência, bem como 98 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, sendo 93 vagas para a ampla concorrência e 5 vagas para as pessoas com deficiência. Em ambos os casos, os editais contaram com cadastro reserva de aprovados.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Policiais do Distrito Federal, Paulo Roberto Sousa, o déficit atual na Polícia Civil é o maior de toda a sua história. O efetivo está reduzido à metade do ideal previsto em lei, já que mais de 5 mil vagas estão abertas. Por isso, o sindicato espera que o governo cumpra a determinação do Tribunal de Contas e convoque os 217 candidatos aprovados no último certame, além de lançar novos concursos na sequência.

A quantidade de vagas previstas para os próximos editais deve ser de 2100 vagas, sendo 1800 para agente de polícia e 300 para escrivão. Entretanto esses certames não devem suprir o déficit da instituição que possui 592 cargos vagos para a função de escrivão e 2849 para a função de agente, conforme informação passada pelo setor de Comunicação da Polícia Civil ao site Folha Dirigida.

 

Quer receber no seu e-mail os editais resumidos das vagas que combinam com o seu perfil? Conheça o Alerta de Vagas!

2 – Para quais cidades está previsto o Concurso da Polícia Civil DF 2018

Os certames visam o preenchimento das vagas existentes nas cidades satélites do Distrito Federal, conforme necessidade da administração.

 

3 – Salário e benefícios de trabalhar na Polícia Civil DF

Conforme estabelecido na Lei nº 12.804/2013, a remuneração inicial a partir de 2015 para os cargos de agente e de escrivão é de R$ 8.698,78, podendo evoluir até R$ 13.751,51.

 

4 – Quem pode participar do concurso da Polícia Civil DF

De acordo com os últimos editais, os requisitos para as carreiras de Agente e Escrivão de Polícia Civil são:

  • Ter sido aprovado, classificado, em ordem decrescente de pontuação, e nomeado na forma estabelecida no Edital.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também, com as militares.
  • Estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos.
  • Possuir curso superior estabelecido como pré-requisito, a ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada do diploma ou certidão expedida por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

 

5 – Atribuições dos cargos previstos no Concurso Polícia Civil DF 2018

Os Agentes de Polícia trabalham na investigação de atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais; assistem à autoridade policial no cumprimento das atividade de polícia judiciária, coordenando e executam operação de natureza policial ou de interesse da segurança pública. Entre outras funções, também executam intimações, notificações ou quaisquer outras diligências necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigação.

Já os Escrivães de Polícia trabalham na elaboração dos inquéritos policiais, registrando declarações, depoimentos e informações que possam auxiliar na investigação das infrações penais. Além disso, realizam a gestão do cartório policial e assessoram o Delegado de Polícia quanto aos prazos, técnicas e formalidades legais dos procedimentos de polícia judiciária.

 

6 – A banca Organizadora do Concurso da Polícia Civil DF 2018

Espera-se que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) organize os concursos, porque a empresa organizou os últimos certames, em 2013.

 

Sobre a CESPE

A CESPE é uma banca conhecida e temida pelos estudantes que almejam uma vaga em órgãos públicos. Ela é famosa por adotar um sistema de provas diferente das outras bancas. Ao invés de usar a modalidade de múltipla escolha, a organizadora aplica provas de Certo ou Errado.

A intenção é selecionar os candidatos com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu. Suas questões exigem raciocínio, entendimento da matéria e cobram mais do que apenas a decoreba.

Com questões interdisciplinares e enunciados longos, a banca usa a ansiedade e a falta de atenção do candidato contra ele mesmo. Ou seja, esse modelo de prova é perfeito para eliminar candidatos despreparados e também para dificultar o “chute”.

Como a duração da prova é apertada para o número de questões, os candidatos menos preparados para administrar o tempo não leem o enunciado com atenção e são levados ao erro por não perceberem uma pegadinha na questão. Por isso, é fundamental que você aprenda a controlar a ansiedade, para que ela não atrapalhe seu objetivo.

O sistema de pontuação CESPE

Além da prova ser de Certo ou Errado a banca utiliza um sistema de pontuação peculiar, segundo o qual marcar uma resposta errada faz com que o candidato perca um ponto. Na prática, isso quer dizer que um candidato pode tirar zero no saldo, mesmo acertando metade da prova objetiva.

Esse sistema favorece quem estudou e tem certeza das respostas que está assinalando. Quando o candidato não está certo da resposta, o ideal é deixar o gabarito em branco, situação em que a questão é anulada e nenhum ponto é somado ou subtraído.

Como a CESPE é uma banca tradicional e responsável pela organização de muitos concursos, os candidatos podem estudar, para cargos de mesmo nível, por meio de questões de concursos anteriores. As perguntas de concursos de nível superior da CESPE costumam ter um nível similar de complexidade. Dessa forma, um candidato para o Concurso PCDF 2018 pode ser assertivo ao estudar por provas anteriores da mesma banca para certames que exigem nível superior.

 

7 – Etapas do Concurso da Polícia Civil DF

Os últimos concursos, para os cargos de Agente de Polícia e de Escrivão ocorreram da seguinte forma:

1ª Etapa:

  • Prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos. Caráter eliminatório e classificatório.
  • Prova discursiva. Caráter eliminatório e classificatório.
  • Prova de Capacidade física, visando avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as atividades práticas inerentes ao Curso de Formação Profissional e ao desempenho das atribuições do cargo de caráter unicamente eliminatório.
  • Exames biométricos e avaliação médica, de caráter unicamente eliminatório. Consiste na avaliação clínica do candidato e de um conjunto de exames médicos apresentados, visando aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica.
  • Prova prática de digitação – só para o cargo de Escrivão. Caráter eliminatório
  • Avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, com base no estudo científico das atribuições do cargo – perfil profissiográfico.
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social. Fase que visa apurar o comportamento irrepreensível e a idoneidade moral inatacável dos candidatos, por meio de investigações no âmbito social, funcional, cível e criminal. Caráter eliminatório.
  • Avaliação de títulos apresentados por cada candidato do concurso, os quais serão pontuados e terão seus valores somados à pontuação das provas objetivas e discursiva, de caráter unicamente classificatório.

2ª Etapa:

  • Curso de formação profissional. Consiste em um curso de aproximadamente 3 meses. De caráter eliminatório e classificatório, a pontuação obtida pelo candidato no curso será somada à nota final da primeira etapa.

 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contando com 120 questões de CERTO ou ERRADO, foram avaliadas conforme o número de acertos e erros dos candidatos. Naquele certame, a organização anulava uma resposta correta caso o candidato marcasse uma questão errada. Caso não houvesse marcação na questão, o candidato não pontuava nem perdia pontos.

Quer suporte na Investigação Social? Assinando o Alerta de Convocação, você ganha o suporte do advogado online neste momento decisivo da aprovação.


 

8 – Matérias que caem no Concurso da Polícia Civil DF

 

Levando em consideração os últimos editais, as provas objetivas contarão com as seguintes matérias:

  • Escrivão de Polícia:
    • CONHECIMENTOS BÁSICOS:
      • LÍNGUA PORTUGUESA:
      • RACIOCÍNIO LÓGICO:
      • ATUALIDADES:
      • NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
      • NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO:
      • NOÇÕES DE ESTATÍSTICA:

 

  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS :
  • NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:
  • NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:
  • NOÇÕES DE DIREITO PENAL:
  • NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL:
  • LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE:
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA:
  • Agente de Polícia:
    • CONHECIMENTOS BÁSICOS
      • LÍNGUA PORTUGUESA:
      • ATUALIDADES:

 

  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
  • NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:
  • NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:
  • NOÇÕES DE DIREITO PENAL:
  • NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL:
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA:
  • LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE:

 

9 – Informações sobre os últimos concursos da Polícia Civil DF

Em 2013, a Polícia Civil do Distrito Federal, através do CESPE, realizou os últimos concursos visando o provimento de vagas para o cargo de Agente de Polícia e de Escrivão.  Na época, foram abertas 300 vagas para o cargo de Agente de Polícia, sendo 285 vagas para a ampla concorrência e 15 vagas reservadas para pessoas com deficiência, bem como 98 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, sendo 93 vagas para a ampla concorrência e 5 vagas para as pessoas com deficiência. Em ambos os casos, os editais contaram com cadastro reserva de aprovados.

A prova objetiva valia 120 pontos, sendo necessário tirar nota mínima em cada prova, conforme as regras do edital.

 

10 – Editais, Provas, Gabaritos e Cursos para estudar para o concurso da Polícia Civil DF 2018

A publicação do edital para o concurso ainda é aguardada. Mesmo assim é muito importante que os interessados nas vagas já iniciem sua preparação. Faça o Download dos arquivos abaixo para começar a se preparar para o Concurso PCDF 2018:

Concurso Polícia Civil DF 2013 – Agente ⇓Edital ⇓Prova ⇓Gabarito

Curso

Concurso Polícia Civil DF 2013 – Escrivão ⇓Edital ⇓Prova  ⇓Gabarito

Curso

11 – Como estudar para o Concurso da Polícia Civil DF 2018

Para quem deseja estar preparado para o Concurso da Polícia Rodoviária Federal 2018 o indicado é se preparar com antecedência. O foco do concurseiro deve ser os temas abordados nos processos seletivos anteriores. Se você tiver dificuldades para estudar sozinho, matricule-se em um curso preparatório.

Um fator que garante boas chances para os concurseiros é um plano de estudos bem estruturado, mesmo com um curso preparatório. Para isso, há o coach de estudo, que auxilia a montar um plano de estudo completo. Alessandro Marques é uma das referências na área. Ele é o criador da metodologia Coach de Concursos, e foi o primeiro brasileiro a aplicar a metodologia de coaching na preparação de estudantes para concursos públicos e vestibulares.

 

13 – Resumo Concurso da Polícia Civil DF 2018

Concurso: Polícia Civil do Distrito Federal
Banca organizadora: a definir
Cargos: Escrivão e Agente de Polícia
Carga horária: 40h semanais
Regime de contratação: Estatutário
Taxa de inscrição: a definir
Escolaridade: superior
Estados: Distrito Federal
Número de vagas: 2100 solicitadas
Salário: inicial de R$ 8698,78
Situação: PREVISTO

 

Escreva um comentário