A organização do planejamento de estudos é essencial para uma estratégia assertiva na hora de buscar uma aprovação em concurso público. Os primeiros passos envolvem uma análise interna, buscando entender quais seus objetivos, o que você pode fazer para alcançá-los e quais as suas limitações. Com isso claro, o próximo passo é buscar organizar os materiais e o cronograma de estudos, para não se perder em meio a todas as matérias.

Neste post, nós trouxemos para você algumas dicas práticas para colocar seu planejamento em dia. Muitas técnicas são do Alessandro Marques, o Coach de Concursos. Se você quiser saber mais, conheça o Curso online de Planejamento de Estudo.

 

Entenda a sua realidade de estudos

Cada estudante possui uma realidade e é preciso enquadrar os estudos na rotina. De nada adianta se propor a estudar 6h por dia se a pessoa trabalha dois turnos, por exemplo. Entender a sua disponibilidade diária é um passo importante para distribuir bem os estudos na semana e não se frustrar.

Alessandro Marques, o Coach de Concursos, indica que 30 horas semanais é uma ótima carga horária. Como esse é um referencial na semana, é possível fazer diferentes disposições. Por exemplo, estudar 3h diariamente de segunda a sexta-feira e, no final de semana, intensificar a dedicação para fazer 15h de estudos. Há diferentes formas de organizar isso e é importante que esse planejamento se enquadre com a sua realidade.

Outro ponto importante é não comparar a sua disponibilidade com a de outros concurseiros. Cada um possui um estilo de vida e responsabilidades. Cabe a você aproveitar ao máximo, com foco total, o tempo que possui para focar nas matérias da prova.

Regularidade e método

Outra dica importante de Alessandro Marques é manter a regularidade dos estudos: manter o ritmo ao longo do tempo e cumprir religiosamente a meta de estudos semanais. Isso é importante pois interfere na qualidade e no ritmo da aprendizagem.

Por isso é tão importante que você entenda a sua realidade e defina uma rotina de estudos possível de ser cumprida. Anote seu cronograma e carregue sempre com você, para não perder o foco.

 

Outro ponto importante é se debruçar novamente sobre a matéria após o estudo. Fazer resumos e retomar as matérias faz toda a diferença para o rendimento. Uma pesquisa realizada pela startup EduQC, divulgada no portal UOL, mostrou que aqueles estudantes que possuem o hábito de construir resumos e mapas mentais, por exemplo, evoluem mais em simulados. De acordo com o levantamento, quem tinha essa metodologia de estudo evoluiu com 45% mais rapidez do que aqueles colegas que se restringiam à teoria.

Mesmo sabendo que revisar é importante, vale lembrar que cada estudante deve entender qual a metodologia certa para a sua forma de aprendizagem. Quem estuda de forma sistemática sabe que há inúmeras formas diferentes de se organizar, seja por meio de leituras, aprendizagem em cima de questões, videoaulas etc.  Para descobrir a técnica ideal para você, a dica é testar os métodos e descobrir qual potencializa o seu desempenho.

Veja aqui os cinco maiores erros cometidos pelos concurseiros na hora de estudar

 

Quanto tempo dedicar para cada matéria?

Para esta etapa, é importante que você tenha passado pela fase de definição de objetivos. Com a vaga que você deseja em mente, você deve ter em mãos todas as disciplinas cobradas no concurso. Se o edital ainda não foi publicado, baseie-se em editais anteriores para ter uma ideia de o que será cobrado.

Compreenda quais as disciplinas cobradas e qual o peso de cada uma, para diferenciá-las por prioridade. O plano que indicamos no Convocações é a seguinte ordem de prioridade:

  • Estude por mais tempo os conteúdos que têm mais peso na prova
  • Estude os conteúdos que você conhece menos
  • Estudo os conteúdos nos quais você tem mais dificuldade
  • Dedique menos tempo aos tópicos que você já conhece

Para tornar esse módulo mais claro, aproveite a nossa planilha Plano de Aprovação.

 

Como organizar os estudos durante a semana

É importante lembrar que cada estudante possui um ritmo e um planejamento de estudos que funciona para si. Nesse processo, o coach de concursos auxilia muito, pois ajuda a identificar as suas disponibilidades, suas necessidades e a distribuir os estudos de acordo com as suas características.

Dito isso, selecionamos abaixo uma sugestão de sistemas de estudos, que pode auxiliar no seu planejamento:

 

Segunda-feira
Para seu planejamento de estudos na segunda-feira, selecione as matérias com as quais você tem mais afinidade. O estudante vem do final de semana e, psicologicamente, a tendência é chegar na segunda-feira sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento em que você sabe que estudará duas matérias mais agradáveis, a tendência é o estudo render mais.

Terça a sexta-feira
Estude duas matérias por dia, respeitando a seguinte ordem:
– a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;
– a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.
Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta você já estudou primeiro e, como prêmio, veio aquela para estudar que você gosta.     

Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual. Feito isso, irá distribuir de segunda a sexta-feira, da forma descrita acima, todos os itens do edital.

Sábado
Nossa sugestão para sábado é dividir os horários em dois momentos:
a) Na parte da manhã o estudante deve apenas acessar a internet, bancas de concurso, e questões de concurso, além de visitar outras páginas relacionadas ao seu concurso;
b) Deve também reservar um espaço para resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele estado.

Domingo
No domingo, nossa sugestão é DESCANSAR! Reserve um tempo para curtir sua família e amigos, para relaxar e se preparar para a próxima semana de estudos.

 

 

Escreva um comentário