Você já fez o principal! Decidiu mudar a sua vida e já escolheu o concurso que você quer prestar. Acreditar que você pode e vai atingir o seu objetivo é a chave para o sucesso. Então agora, é importante que você se prepare para todos os outros desafios até chegar lá.

Acontece que quem está começando agora está sujeito a uma overdose de informações, e acabam surgindo muitas dúvidas, porque você ainda não sabe muito bem como filtrar tudo isso. Todo concurseiro iniciante precisa de orientações neste novo mundo de concursos, e logo você descobrirá que entender por completo um edital é fundamental para sua preparação.

É o edital que te passa todas as informações essenciais sobre o concurso que você vai prestar, sobre a prova que você vai fazer, e ainda vai te ajudar a organizar os estudos em todo o caminho.

Não cometa o erro de esperar o edital sair para só então começar a se organizar. Antes mesmo de ter o edital em mãos, você já pode começar a se preparar, tendo como base os editais anteriores para este mesmo concurso. E aí, quando sair o novo edital, sua rotina de estudos vai acabar ficando ainda mais intensa. Geralmente, poucas coisas mudam em relação ao edital anterior, e com a certeza do que realmente será exigido e cobrado na prova antecipadamente, você vai poder se programar ainda melhor…

O edital deve ser publicado até 6 meses depois de sua autorização e de 45 a 90 dias antes da prova ser realizada, o tempo pode ser curto, mas se você se antecipar, você já vai estar um passo à frente.

Assim que o edital for aberto, ele vai estar disponível no site da empresa organizadora do concurso, a instituição responsável por realizar a prova. Faça o seu próprio resumo do edital  e não deixe de consultá-lo sempre que necessário.

Veja os pontos que merecem sua atenção:

Preste atenção nos detalhes

Todo edital é grande e possui diversas informações que parecem estar em outra língua, cheio de termos jurídicos que a gente nunca entende. Você terá de separar ele em partes e extrair só o que realmente importa. Por isso, use a sua caneta marca-texto de estimação e grife tudo que você julga ser importante para saber no dia da prova.

Dê uma atenção especial às informações sobre o dia e local em que a avaliação vai acontecer, o horário da prova e sua duração. Você precisa saber quanto tempo você vai ter para resolver todas as questões, dividir bem o caderno de questões e ainda separar alguns minutos para preencher o gabarito.

Leia Também: Os 7 Maiores problemas de um edital de concurso

Você está apto a prestar esse concurso?

O edital também traz informações se você pode ou não prestar um determinado concurso. Ele informa a escolaridade exigida e as cidades onde serão alocados os candidatos. Assim como o número de vagas e, em alguns casos, idade necessária. Se você não estiver dentro do perfil, nem gaste o seu tempo estudando, ou melhor, nem se inscreva para esse concurso.

Outro item a ser observado, que pode te favorecer ou não, é que, em alguns concursos, uma parte da seleção é a avaliação de titulação. Para quem tem títulos de especialização, como mestrado ou doutorado, aproveitar essa vantagem e garantir alguns pontos extras para sua classificação pode ser decisivo para ser aprovado. Se esse for o seu caso, esteja pronto para ter todos os documentos em mãos para comprovar a formação quando for solicitado.

Tome um tempo para comparar

O tempo entre a publicação do edital e a data da prova é muito curto, então é fundamental usar editais de provas anteriores como base para estudar.  Eles costumam ser muito parecidos, mas não ache que isso é suficiente.

Quando o edital abrir, compare todos os pontos do conteúdo programático, para não deixar passar nada que mereça uma atenção extra. Analise cada disciplina, para não perder tempo com o que não vai ser cobrado na prova e foque nos assuntos novos que surgiram no edital atual.

Elabore um cronograma de estudo

Com tudo o que será exigido em mãos, é hora de elaborar uma lista para facilitar seus estudos. Se o edital tiver muitas novidades em relação ao que você já estudou previamente, elabore uma lista do conteúdo que deve ser estudado durante o período que você ainda tem até a prova. Foque nas matérias que valem mais pontos, pois quanto menos você errar, suas chances só aumentam. Separe também um tempo para revisão o que foi estudado, faça uma revisão em etapas para não confundir ou misturar conteúdos.

Leia Também: 

Muitos concurseiros  ficam em dúvida se têm a obrigação de começar a se preparar sem nem existir previsão de abertura de um edital. Obviamente a resposta é não, exceto se você quiser passar em um concurso e realizar o seu sonho. Acredito que esse seja seu objetivo, certo?

E digo mais: muita gente já está se preparando faz tempo, e entre elas, certamente estarão os seus potenciais concorrentes. Você não vai querer perder a oportunidade de estar um passo à frente deles, certo? Se você não tem muitos conhecimentos sobre o edital do concurso que você escolheu, sugiro que procure um técnico especializado no assunto  ou faça algum curso. Isso vai fazer com que você possa se preparar melhor e desenhar a estratégia que ofereça os resultados que você espera na hora de fazer a prova.

9 Comentários

  1. Pingback: Plano de Aprovação: A Ferramenta essencial para organizar seus estudos - Convocações Online

    • Débora Urizzi
      Débora Urizzi Responder

      Obrigada Izabella.. Fico feliz que tenha gostado.. toda semana temos novidades por aqui 🙂

  2. Pingback: Concurso Banco do Brasil 2017 - Tudo que você precisa saber

  3. Pingback: Nunca mais perca tempo procurando um edital - Convocações Online

Escreva um comentário