Você gostaria de poder gastar menos tempo folheando as páginas de descrição do concurso e se tornar um especialista em fazer resumos de editais sem precisar ler a publicação inteira, e ainda transformá-lo em uma arma secreta para vencer o concurso?

Você pode estar perdendo um tempo precioso lendo editais e isso pode impactar diretamente os seus estudos e os seus resultados. Se você quer otimizar sua leitura e gastar menos tempo estudando um edital, você precisa saber como fazer o Edital dos Experts.

Neste artigo, eu vou te explicar de uma maneira simples e didática quais são os principais itens que você deve se preocupar na hora de examinar o edital e quais são as palavras que você precisa conhecer para melhorar sua análise. Você pode seguir passo-a-passo os itens a seguir, para transformar de vez suas leituras de editais de uma coisa chata e complicada, em algo mais simples e automático. Confira os passos:

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Índice

Passo #1:  Use as ferramentas certas

Passo #2:  Encontre as palavras

Passo #3:  Separe os tópicos principais

Passo #4:  Saiba as palavras-chave

Passo #5:  Crie o seu próprio edital

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Passo #1:  Use as ferramentas certas

Essa é a primeira etapa para diminuir seu tempo de leitura, e muita gente recomenda que você imprima o edital e saia grifando ele.. É claro que isso ajuda bastante, mas convenhamos, nós estamos na era digital, e se você deseja ser ainda mais rápido na sua leitura, a sua primeira opção deveria ser: baixar o edital e salvar em arquivo.pdf. Por isso, eu recomendo fortemente que, se o órgão disponibilizar o documento em .pdf,  você não imprima o edital e faça tudo direto no computador.

Passo #2:  Encontre as palavras

Com o arquivo em mãos, ou melhor, aberto no computador, a primeira coisa que você precisa fazer é encontrar os termos que vão te levar até as informações mais importantes. E é exatamente por isso que o arquivo digital acaba sendo tão incrível nessa hora, porque nesses documentos você tem a possibilidade de localizar qualquer palavra com apenas um comando.

Basta você apertar as teclas Ctrl+F do seu teclado juntas, que no no canto superior direito da tela vai abrir um campo de busca chamado “Localizar”, e é ali que você vai digitar as palavras chaves para começar a montar o seu resumo.

Passo #3:  Separe os tópicos principais

Mesmo que os editais sejam documentos super detalhados e bem longos, a ideia principal deles é que eles possam ser compreendido por todos e que a leitura possa ser breve, você deve ter dado uma risadinha sarcástica ao ler isso, mas é verdaaaadeeeee, e eu vou te explicar porque…. Para que você consiga ter clareza na leitura, apesar de todos os termos técnicos, eles estruturam as informações do edital em ordem e por tópicos, além disso os assuntos ficam separados por níveis de informação e na ordem que o processo todo vai acontecer.

Os termos variam de um edital para o outro, mas as informações normalmente vão estar separadas na seguinte ordem:

Primeiro eles apresentam os cargos, as vagas e os requisitos mínimos, depois as inscrições, em seguida vem as fases do concurso com as provas e a seleção de títulos, logo depois a publicação dos resultados, classificação e convocação, e por último as atribuições, ou descrição das atividades e o conteúdo programático, alguns editais ainda incluem vários anexos com requerimentos e formulários para preencher e um calendário dos eventos.

Você vai precisar procurar todos esses itens (em negrito) dentro do edital usando a ferramenta “Localizar” que eu expliquei no passo anterior e grifar elas no edital. Agora você deve estar se perguntando, mas como eu vou fazer pra grifar o documento se você falou ali em cima que não é pra eu imprimir o arquivo? Calma eu explico!

Você vai usar mais um comando mágico pra fazer isso. Na barra de ferramentas lá em cima, você vai clicar em Visualizar>Comentário>Anotações, e na lateral direita da tela vai aparecer uma nova barra de ferramentas, então você vai procurar pelo ícone que se chama “Realçar texto” (passando o mouse em cima das figurinhas) e essa vai ser a sua caneta grifa-texto digital, a sua melhor amiga a partir de agora!

Nesse passo a gente aproveita para separar as informações, o que vai facilitar, e Muito, o nosso processo de consulta. Assim que você encontrar e marcar todos esses itens você pode passar para o próximo passo. Lembre-se que o edital é um documento que funciona como um guia, e será muito usado sob consulta durante todo o processo.

Passo #4:  Saiba as palavras-chave

O foco agora é  marcar tudo que for relevante para você prestar o concurso e ser aprovado, e você já pode começar a procurar os itens principais sobre a Vaga, o Concurso e a Prova. O fato de você já ter encontrado os títulos dos tópicos básicos vai facilitar sua vida, porque isso significa que você já dividiu o edital em partes e agora pode focar no que é mais fácil de encontrar dentro de cada uma delas.

Nessa etapa eu sugiro que você use outra ferramenta de anotação no arquivo para você diferenciar tópicos, das informações principais. Eu costumo usar o ícone que se chama “sublinhar” para destacar esses dados, assim os títulos vão ficar marcados de amarelo e as informações vão ficar sublinhadas de verde (cores padrão do programa).

Eu separei algumas palavras chave que você pode usar para procurar em cada parte da sua pesquisa e dentro de qual tópico elas vão estar, e você pode usar todas elas, é só copiar e colar no campo “Localizar”, como eu te ensinei, e partir pro abraço.

Sobre a Vaga

Tópicos: Das disposições preliminares /Dos empregos /Dos cargos /Das vagas /Das atribuições /Descrição das atividades

-Regime de contratação: #CLT #Estatutário

-Local da posse do cargo: #Lotação #cargo #posse #exercício

-Salario: #Valor #Remuneração

-Horas de trabalho: #Carga horária #Semanal

-Descrição do cargo: #Atribuições #Responsabilidades #Descrição atividades

Sobre o Concurso

Tópicos: Da Inscrição /Dos requisitos /Do Concurso Público

-Órgão realizador do concurso: esse não tem uma palavra chave específica, mas normalmente a primeira linha do edital vai ser o nome do órgão que está realizando e contratando.

-Banca examinadora: #Executado #Regido #Regulado

-Motivo do concurso: #Processo seletivo #Cadastro reserva

-Qual a quantidade de vagas ofertada? #Quadro #Cargos #Vagas #Contratação #Reserva #Ampla concorrência

-Período de inscrição: #Período #Estarão abertas #Homologação #Inscrição #Efetuada

-Valor da inscrição: #Taxa #Valor #Inscrição #Pagamento

-Requisitos para inscrição: #Condições necessárias #Requisitos #Mínimo

-Escolaridade mínima exigida #Empregos #Cargo #Nível #Superior #Médio #Fundamental

Sobre a prova

Tópicos: Das fases /Das etapas /Da prova /Da seleção por análise de títulos /Conteúdo programático

-Quantas e quais são as provas: #Fases #Etapas #Provas

-Data, hora  e local das provas: #Realização #Aplicação #Prova #Data provável #Comprovante #Cartão #Confirmação #Lista #Alocação

-Duração da prova: #Prova #Duração

-Conteúdo que cai na prova: #Conteúdo #Programático

-Prova de títulos #Comprovação #Requisitos #Títulos

-Exigências no dia da prova:  #Munido #Documento #Identidade #Caneta #Comparecer #Chegar #Local #Designado #Antecedência #Confirmação #Inscrição

Passo #5:  Crie o seu próprio edital

Boa parte dos concurseiros não investe tempo em fazer um resumo do edital por falta de experiência ou até mesmo por preguiça. O Resumo é uma ferramenta que tem como objetivo ser o seu guia e facilitar a elaboração do planejamento dos seus estudos e toda a sua preparação para o dia da prova e até mesmo para o dia da convocação.

A melhor maneira de criar o seu próprio edital resumido é fazer uma lista de todas as informações que você precisa saber e em seguida anotar nela todas essas informações que você marcou nos passos acima. E pra você não perder mais nenhum minuto criando essa lista eu vou disponibilizar a minha lista, que eu chamei de Edital dos Experts, pra você fazer o download.

Para ter acesso a essa ferramenta basta você clicar no link abaixo e ficar a vontade para editar ela e usar do seu jeito. Então aproveite, porque essa é a melhor forma de não perder mais tempo.

Ferramenta Edital dos Experts

Resumindo:

Hoje você aprendeu o passo-a-passo dos concurseiros que conhecem as melhores formas de poupar tempo. Basicamente, você ficou sabendo o seguinte:

  • Use um documento digital para ler o edital ao invés de imprimir ele;
  • Encontre as palavras certas usando o comando “Localizar”;
  • Otimize sua pesquisa conhecendo as palavras-chave, que vão te levar mais rápido até as informações que você precisa;
  • Crie uma lista lógica com todas essas informações que você encontrou, pra fazer o seu próprio edital.

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***Dica extra

O arquivo do Edital dos Experts está na nuvem (Google Drive) e se você mantiver ele numa pasta dentro da sua conta do Google você vai poder acessar ele de qualquer dispositivo, onde quer que você esteja, e eu te aconselho a manter ele por lá, pra você acrescentar mais essa praticidade na sua vida.

Agora você já sabe como gastar menos tempo folheando as páginas do concurso! Com um pouco de prática e seguindo as dicas aqui em cima, você vai ter cada vez mais facilidade em resumir editais e vai se tornar um Expert também!