Afinal, que tipo de concurseiro você é? Segundo especialistas, saber a resposta para essa pergunta é essencial para aumentar as chances de você conseguir o seu tão sonhado cargo público. 

Além disso, ter clareza quanto ao tipo de cargo que você deseja concorrer influi diretamente na sua motivação e desempenho antes e durante as provas. Afinal, você realmente irá desejar alcançar a aprovação.

Diante da relevância de saber qual o seu tipo de concurseiro, elaboramos este post com as principais informações sobre a importância de saber o seu perfil e de relacioná-lo com a sua seleção de concurso. Confira:

Perfil Geral

Descobrir que tipo de concurseiro você é se torna essencial para obter os melhores resultados durante esse certame. 

Para tanto, é necessário fazer uma ampla pesquisa sobre as disciplinas cobradas e a carreira profissional, para então escolher o concurso de acordo com as suas aptidões.

Dessa maneira, você pode definir um objetivo concreto e não cometer o mesmo erro que outros candidatos “paraquedistas”, que fazem todo tipo de concurso e acabam se desmotivando e perdendo a chance de se tornar um funcionário público.

Cargos x perfil

Após descobrir qual o seu perfil como concurseiro é necessário relacioná-lo com o cargo oferecido pelo concurso público. É preciso ter em mente que você terá que desenvolver aquelas atividades pelo resto da sua vida ou até decidir mudar de concurso.

Deixar se levar pelo salário oferecido sem ter compatibilidade com o trabalho a ser desenvolvido pode se tornar um verdadeiro sofrimento para você a longo prazo. Por isso, antes de fazer a sua inscrição, imagine como será acordar todos os dias e realizar a mesma função por um longo período de tempo.

Se você que se encaixa no cargo oferecido pelo concurso, então poderá fazer a sua inscrição no certame. Caso contrário, o ideal é procurar outro concurso que esteja de acordo com o seu perfil e motivações pessoais. 

Tipos de cargos

Saber que tipo de concurseiro você é torna-se essencial para focar no objetivo na hora de estudar. No entanto, é ainda mais importante na hora de pesquisar o cargo que você deseja desenvolver.

De maneira geral, existem seis tipos de cargos que você pode escolher ao fazer concursos públicos. Confira abaixo quais são eles:

  • Bancária;
  • Policial;
  • Fiscal;
  • Administrativa;
  • Tribunais;
  • Especiais.

Cada uma delas oferecem cargos nos mais diversos níveis de escolaridade. Isso aumenta as suas possibilidades de encontrar o trabalho ideal para você, ou seja, que se adequa ao seu perfil e preferências.

Você está preparado para atendimento burocrático ou clientes?

Você já parou para pensar se as atividades burocráticas tão características do setor público vão ao encontro com as suas expectativas? 

Saber se esse tipo de trabalho o satisfaz é fundamental para não acabar em um cargo que só trará frustração para você.

Se o que você deseja ter o contato mais direto com o público ou uma rápida ascensão na carreira um cargo que tem como objetivo desenvolver atividades burocráticas talvez não sejam a melhor opção.

Para não errar na hora da escolha do seu cargo, pesquise bem o que ele faz e quais serão as responsabilidades atribuídas a ele antes de fazer a sua inscrição. Isso irá garantir que, ao ser aprovado no concurso, você desempenhe uma função que seja do seu agrado.

Então, identificou que tipo de concurseiro você é? Depois de conhecer a importância de saber o seu perfil e de associá-lo com o cargo que deseja ocupar o que você deve fazer então é pesquisar a fundo sobre os cargos nos editais e as responsabilidades de cada um deles.

A minha recomendação pessoal é que você também entre em contato com pessoas que já ocupam o cargo que você deseja concorrer. Dessa forma, terá mais informações sobre a rotina laboral e como será a sua vida quando for aprovado em um concurso.

Além disso, essa é uma excelente forma de obter dicas valiosas de como ser aprovado e de quais assuntos focar durante o planejamento dos seus estudos. Essa é uma estratégia que poucos concurseiros utilizam na hora de realizar um certame.

A partir das informações coletadas, você estará pronto para dar início aos seus estudos de uma maneira mais objetiva e motivada. 

Escreva um comentário