A decisão do concurso apropriado para você pode significar o seu sucesso ou fracasso nas provas dos concursos.

Felizmente, existem algumas técnicas simples que você pode aplicar para descobrir qual a melhor opção de concurso público para você.

Para ajudá-lo nesse processo, elaboramos este post com algumas dicas exclusivas de como decidir que concurso é melhor para você. Confira:

Principais fatores para escolher o melhor concurso

Tomar a decisão do concurso apropriado para você pode ser mais fácil do que você imagina. Para tanto, basta ficar atento a alguns fatores antes de fazer a sua inscrição no certame ou de começar a estudar. Veja abaixo quais são eles:

Vocação

Antes de sequer pensar em fazer um concurso público é preciso ter clareza quanto a sua verdadeira vocação. Caso contrário, você pode se ver preso em uma rotina que não gosta e estudando assuntos que não despertam o seu interesse.

Uma dica bacana é ver se as atividades desenvolvidas por determinado cargo realmente condizem com as suas preferências pessoais e profissionais. Se você não gosta de rotina ou de atividades burocráticas, concorrer a um cargo administrativo não seria uma boa opção, por exemplo.

Sonho

O seu sonho ou meta profissional também é um fator que deve ser levado em consideração na decisão do concurso apropriado para você. Assim, se o seu sonho é ser Delegado, não o deixe de lado e opte por outro cargo apenas porque ele tem um salário melhor.

Caso você cometa esse erro, os riscos de se sentir frustrado ao desenvolver atividades que não oferecem qualquer tipo de satisfação para você. O ideal aqui é fazer uma escolha que consiga conciliar o seu sonho com o cargo do concurso público e a remuneração dele.

Disponibilidade

A disponibilidade é outro fator que deve ser analisado por você antes de fazer a sua inscrição no concurso público. Assim, verifique bem o edital e veja se você realmente terá tempo suficiente para estudar o conteúdo.

De maneira geral, seis meses de antecedência é o ideal para que você possa estudar com tranquilidade. Contudo, se a prova for aplicada antes desse prazo, opte por um cargo de menor grau de dificuldade para aumentar as suas chances de passar no certame.

A escada dos concursos

Optar ou não pela estratégia do concurso escada, é outra decisão importante que você deve tomar antes de começar os seus estudos. De modo geral, essa tática consiste em ser aprovado em um concurso básico, para ter condições de investir em cursos melhores e ser aprovado em outro cargo público. 

Essa estratégia é a mais recomendada para concurseiros iniciantes. Isso porque, com a aprovação do primeiro cargo é possível ter disponibilidade e estabilidade necessária para avançar na carreira pública. A única desvantagem, é que você irá perder um bom tempo para conseguir conquistar o cargo que realmente deseja

Sem dúvida, refletir sobre isso é um passo importante para tomar a melhor decisão do concurso apropriado para você. 

Depois de escolher o concurso público

Agora que você já sabe quais fatores deve analisar antes de fazer a sua inscrição no concurso, deve estar se perguntando quais são os seguintes passos para ser aprovado em um certame, não é?

Depois de descobrir o cargo que deseja concorrer, você terá que dar início aos estudos, veja abaixo como fazer isso da melhor maneira possível:

Estude antes de sair o edital

Após escolher o concurso que você irá prestar é crucial não perder tempo e começar a estudar de imediato, mesmo que o edital não tenha sido publicado. Nesse caso, o recomendado é pesquisar editais anteriores e elaborar seu roteiro de estudo a partir dele. 

Dessa maneira, você conseguirá estudar todos os conteúdos cobrados para o seu concurso com calma e eficiência. Quando o edital for publicado, você apenas revisará os pontos mais importantes e conquistará uma rápida aprovação. 

Invista em um bom planejamento 

Como você já tomou a decisão do concurso apropriado para você, o próximo passo é elaborar um planejamento dos seus estudos. Nesse momento, é preciso pensar em como será sua rotina de estudos e os métodos que serão utilizados. 

Uma dica bacana é fazer uma pesquisa na internet sobre esse tema. Existem várias metodologias e dicas de outros concurseiros que irão te ajudar a ter um estudo direcionado, focado e eficaz

Tomar a decisão do concurso apropriado não é uma tarefa difícil de ser realizada. Pelo contrário, coloque em prática as nossas dicas e você conseguirá identificar com eficiência qual a melhor área pública que combina com o seu perfil de concurseiro. 

Para finalizar, a minha recomendação pessoal é que você analise bem quais são os seus sonhos e vocação. Esse é o ponto de partida, para ter a motivação em estudar para um concurso que te ajudará a conquistar a vida que sempre sonhou. 

 

Escreva um comentário