É muito comum, entre os concurseiros, começar os estudos para um concurso apenas quando o edital já está publicado. Isso acontece por muitos motivos: alguns encontram motivação apenas quando o certame é iminente, outros têm foco em um concurso maior, mas decidem prestar outras provas no meio do caminho. Entretanto, não se trata de uma questão de certo e errado, mas sim, de encontrar métodos e tempo hábil para aprofundar seus conhecimentos e conquistar a vaga pretendida.

 

Nós ressaltamos sempre, aqui no blog do Convocações, que é muito importante traçar uma estratégia para a aprovação em concurso público. Assim como você, diversos candidatos estão se preparando e buscando formas de vencer os conteúdos e ficarem cada vez mais preparados.

Após a publicação do edital, há geralmente dois meses até a realização da prova. O tempo é curto. Para concursos que exigem 20 matérias, é pouco provável que você consiga cobrir todo o conteúdo da prova de maneira aprofundada iniciando os estudos somente após a publicação do edital.

Por isso, a melhor opção é ficar de olho nas autorizações de concursos. Isso porque, após a autorização, geralmente há um prazo para a publicação do edital. Em concursos do executivo federal o prazo é de seis meses. E você terá ainda mais um tempinho até a realização da prova.

Somando o tempo da autorização e o prazo até a data de aplicação do exame, são oito meses para você se preparar e para aprofundar seus estudos. Nesse período você pode verificar editais dos concursos anteriores e realizar provas da banca organizadora do concurso, para entender a metodologia e formulação das questões.

Fique atento, pois muitas vezes os estudantes deixam de acertar questões não por falta de conhecimento ou revisão do conteúdo cobrado mas, sim, por um erro de interpretação do enunciado da questão. Por isso, é tão importante revisar conteúdos realizando provas já aplicadas pela banca.

 

Quer ser avisado quando o concurso para o qual você está se preparando for publicado? Assine o Alerta de Vagas e receba os editais resumidos no seu e-mail, em tempo real.

 

Mais tempo, mais estudo

Os concurseiros mais experientes, com um objetivo bem definido, estudam para um cargo mesmo sem perspectiva da publicação de seu concurso. Isso traz muitas vantagens, garantindo mais tempo de estudo e preparo para a prova. Porém, para concurseiros com mais urgência, a melhor opção mesmo é realizar seu planejamento após a autorização de cada concurso que você tenha interesse.

Outra boa dica é começar os estudos por matérias em que você possui mais facilidade. Ao fazer isso, você consegue organizar sua rotina de estudos de maneira mais efetiva e prestando atenção em qual momento do dia você rende mais e em qual formato de estudo é mais eficaz para você. Identificando a metodologia que mais aumenta sua produtividade, você ganha vantagem, garantindo pontos que serão essenciais para a aprovação. Depois, com o seu planejamento de estudos em dia e já confiante, será mais fácil estudar os demais conteúdos, pois você já estará adequado a um ritmo próprio de rotina de estudos.

 

Veja aqui dicas para organizar seus estudos durante a semana

 

Prioridades

Ao conferir o edital fique atento para as disciplinas que serão mais importantes na prova, seja pelo número de questões ou pelo peso conferido a cada questão. Priorize este conteúdo em seus estudos. Não significa que você não irá estudar as demais disciplinas, porém é preciso elencar quais assuntos são prioritários e que podem garantir sua aprovação!

Importante também destacar que você precisa ser objetivo em suas escolhas e estudos, não adianta se desesperar. A grande sacada é organização. Crie um planejamento com suas prioridades e crie metas diárias, semanais e mensais de estudos. Coloque prazos para revisar determinados assuntos que deixam você mais preocupado em relação ao conteúdo das provas, respire fundo e mantenha o foco.

Além disso, se você já mantém uma rotina de estudos, esteja atento aos editais abertos que tenham conteúdos similares aos que você já vem estudando. É uma maneira de aproveitar o conteúdo já revisado e testar seus conhecimentos.

 

Então, vale a pena começar a estudar com o edital já publicado? Se você já possui afinidade com as matérias abordadas e possui tempo para se planejar e se organizar, sim. Caso contrário, pode ser que você não consiga dar conta de todo o conteúdo abordado. Ainda assim, tudo conta como experiência para o concurseiro, rumo à aprovação.

 

Já sabe né? Com o Convocações você fica por dentro de tudo que está acontecendo no universo dos concursos e não corre o risco de perder nenhum prazo! A gente ajuda você a chegar lá! 🙂

 

Escreva um comentário