Antes de fazer a inscrição do seu concurso, você pesquisa sobre as responsabilidades associadas ao cargo público ou ignora essa parte do edital?

Conhecer as atribuições do cargo com antecedência é o segredo para não errar na hora de escolher um concurso público. Além disso, essa prática garante que você não corra o risco de ter a sua carreira no setor público prejudicada. 

Por isso, elaboramos este post com dicas sobre como selecionar o melhor cargo público para você. Confira:

Escolher o concurso é moleza?

Escolher um concurso público não é uma tarefa tão fácil como você pode imaginar. Diferente do que alguns concurseiros acreditam, para decidir fazer a inscrição não basta ver a quantidade de vagas, o salário e os benefícios do cargo.

Conhecer as responsabilidades associadas ao cargo público também é crucial durante esse processo. Mas é algo que geralmente é negligenciado pelo concurseiro e o resultado disso é a má escolha do cargo e uma constante sensação de frustração, caso seja aprovado.

Mas isso não é tudo, existem outros aspectos que a escolha errada de um concurso pode acarretar. Veja abaixo quais são eles:

Não gostar do cargo  

Ser aprovado, mas não gostar das atividades do cargo. Essa é uma das piores situações que pode acontecer com você, caso escolha um concurso público que não combine com as suas habilidades profissionais. 

Infelizmente, essa é a realidade de vários servidores públicos que encontram-se frustrados com os seus empregos. Como consequência, não se sentem motivados a prestar um serviço de qualidade. 

Nesses casos, é bastante comum que eles tentem prestar concursos em outras áreas diferentes e que estejam de acordo com suas reais aptidões e desejos. 

Não desempenhar bem as funções

Esta é sem dúvida outra grave consequência de não conhecer as responsabilidades associadas ao cargo público. Nesses casos, você pode ser levado a realizar funções de maneira incompleta ou insatisfatória, quer seja por não dominar a técnica ou por não ter motivação para isso.

Na prática, esse tipo de problema é muito comum em pessoas que fazem o concurso motivadas apenas pelo salário. Nesses casos, elas podem preferir lidar com o público e acabar desempenhando funções puramente administrativas, por exemplo.

Isso faz com que elas se sintam frustradas continuamente e sem perspectiva de mudança. 

Como evitar esses riscos   

Percebeu quantos riscos você corre, por não conhecer bem as atribuições do cargo público que deseja concorrer? 

A boa notícia é que existem algumas técnicas simples, que se colocadas em prática irão ajudar você a escolher um concurso que seja ideal para o seu perfil profissional e pessoal. 

Confira abaixo, quais são as principais delas e comece a colocá-las em prática ainda hoje. Saiba mais: 

Descubra as atividades do cargo 

Pesquisar com antecedência quais são as responsabilidades associadas ao cargo público, é a dica de ouro para escolher o concurso ideal. Pois, você irá descobrir o que o servidor público do cargo realmente faz no seu dia a dia. 

Para obter essas informações, você pode fazer uma breve busca sobre o cargo no Google. Assim como, entrevistar servidores que já exercem essa profissão. Na verdade, essa é a melhor alternativa, pois é possível descobrir com detalhes o que a função faz. 

Leia os editais

Os especialistas em concursos públicos sempre indicam a leitura dos editais no momento de escolher a área de atuação. Isso porque, é nesse documento que você poderá encontrar informações valiosas sobre as provas e até mesmo das atribuições do cargo que está concorrendo.

Geralmente, as bancas examinadoras apresentam, por meio dos editais, o que a instituição espera dos seus concursados e quais serão as suas atribuições ao desenvolverem as suas funções. Você pode usar isso a seu favor na hora de decidir sobre o melhor concurso e conferir se está preparado para exercer aquele cargo.

Sem dúvida, conhecer as responsabilidades associadas ao cargo público é algo determinante para escolher o concurso público ideal para você. Ignorar essa etapa, pode fazer com que você se torne um servidor frustrado, mesmo ganhando um bom salário e tendo a estabilidade. 

A minha recomendação pessoal para você é que coloque em prática as nossas dicas e pesquise mais sobre os cargos em editais, sites especializados ou até com conversas com outros servidores. 

Escreva um comentário